terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pesquisa sobre Emos

O termo Emo foi criado na década de 80 por meio de artigos fanzines e revistas especializadas sobre o rock alternativos.Na época,algumas bandas de punk rock começaram a cantar letras introspectivas e sentimentais, relatando sobre suas emoções.
No Brasil, essa tribo urbana teve seu destaque na mídia por volta do ano de 2003.Grupos de rock como Dance of Days,NX Zero e Glória,foram despejadas de maneira massiva nos meios de comunicação,contribuindo para a divulgação da sonoridade e proliferação de grupos de jovens que se identificavam com as letras dessas bandas.
Extremamente “emotivos” e esbaldando dramatizações no comportamento, esse grupo vem capturando um olhar preconceituoso da opinião publica e de outras tribos urbanas.
A necessidade de esses jovens significarem a si mesmos no território urbano, construindo sentidos para suas existências por estilização cultural de suas vestimentas e da sexualidade,revelam o pleno exercícios de práticas sexuais,vínculos amorosos e formas de relacionamento na contemporaneidade.
A violência exacerbada por parte de outros grupos juvenis rivais dos Emo´s, denota claramente, o conflito tribal urbano dentro de uma cínica realidade social intolerante com as diferenças. Os Emo´s, justamente por apresentarem essa variabilidade de características provindas de outros grupos urbanos e receberem acusações de que são forjadores de “modas”, tornam-se um interessante campo de pesquisa psicossocial para a compreensão dos efeitos midiáticos e os mecanismos ideológicos contribuintes para esse fenômeno sócio-cultural juvenil.





Bibliografia

BAUMAN, Z. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

Texto de Daniel Massayuki Ikuma. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis-1999) e Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP/Rib. Preto-2007). Atualmente é pesquisador/aluno vinculado ao Observatório de Violência e Práticas Exemplares de Ribeirão Preto, coordenado pelo Prof. Dr. Sergio Kodato (USP-RP). Tem experiências nas seguintes áreas da Psicologia: Social, Organizacional e Clínica.


Programa Domingo Legal:
1- http://www.youtube.com/watch?v=_Q-loTnM-_U
2- http://www.youtube.com/watch?v=AcPbjcwJ92Q
3- http://www.youtube.com/watch?v=pPk01sC4i1M

Nenhum comentário:

Postar um comentário