terça-feira, 24 de novembro de 2009

A velha polêmica sobre os emos

Resenha do grupo


Essa resenha vem com a abordagem do tema sobre o estereótipo, os quais chamamos de emo . Para realizar este trabalho o grupo pesquisou em vários locais, entre eles, http://pt.wikipedia.org/wiki/Emo,http://www.brasilescola.com/sociologia/emo.htm, http://rafabarbosa.com/a-velha-polemica-sobre-os-emos-agora-na-globo/.
Este novo estilo de vida, emo, teve como influência o estilo musical Hard Core punk, apesar dos emos terem tido a origem com influência do punk, eles não se parecem nada com os mesmos, pois suas vestes são totalmente diferentes, ainda que escuras elas apresentam estampas infantis, e seus cortes de cabelo são com franja partidas de lado e lisas.
“A tribo dos Emos é um assunto da vez, a moda da vez. Emo não é um estilo de vida e sim um estilio musical. O Emocore. Como tudo que vira moda foge da idéia principal. A modinha emo são jovens uniformizados, praticamente todos iguais , de franjinha e roupas pretas.Graças a mídia e a alienação dos jovens existe o estilo emo. Jovens com depressão, ou como eles mesmos dizem: “Jovens que demonstram seus sentimentos”. O que vejo são adolescentes que por falta de atenção em casa, resolvem se agregar num estilo, procurar uma identidade, identidade ditada pela moda.O que me fez escrever esse post, foi a matéria do Jornal Hoje, perder 10 minutos de programação para exibir esse tipo de reportagem”. (Rafa Barbosa)
Mesmo estando no século XXI esse estilo de vida ainda sofre muito preconceito, até mesmo pelas bandas nas quais tiverem influência em sua origem, por se tratar de um grupo que se diferencia por ter a sensibilidade como seu lema, muitos consideram todo esse estado de sensibilidade, sendo algo depressivo .
O estilo emo de ser vai muito além da imagem preconceituosa que grande parte da sociedade acredita. São jovens normais como quaisquer outros com uma filosofia diferente de vida. São mais sentimentais. Talvez por se diferenciarem dos outros na forma de agir e vestir sejam alvos de tanta polêmica. Geralmente feita por pessoas que desconhecem esse estilo de vida dos adolescentes.
E só parar e ver a história, quantos movimentos jovens no passado causaram polêmicas semelhantes aos emos e hoje não são mais vistos com maus olhos pela sociedade.
Todo adolescente sente a necessidade de se identificar com algo, faz parte da construção de sua identidade moral e cultural. Precisamos deixar de ser preconceituosos e olhar para esses jovens com mais atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário